Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Gafanhoto


  • CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta Subclasse: Pterygota Divisão: Neoptera Ordem: Orthoptera Subordem: Caelifera

O gafanhoto é considerado uma das piores pragas da agricultura brasileira. Pois pode chegar a causar danos em áreas muito grande, as áreas de plantio é um de seus habitat favoritos. Além de gregário, já que só anda em bandos, esse inseto é capaz de comer o correspondente a seu peso por dia se alimentam desde gramíneas e pastagens lavouras milho arroz e hortaliças.

Possuem um par de pernas posteriores muito desenvolvidas e adaptadas ao salto. Também dispõem de antenas que, algumas vezes, são mais compridas que seu corpo. Em geral, sua cor é verde ou marrom. Seu aparelho bucal mastigador tem mandíbulas robustas para comer folhas e talos de plantas. Apesar de serem mais freqüentes em regiões tropicais, podem ser encontrados no mundo todo.

O Corpo de um gafanhoto divide-se em três partes principais: a cabeça, o tórax e o abdome. O corpo é recoberto por uma carapaça rígida.


Cabeça. Duas antenas projetam-se adiante da cabeça e curvam-se para cima. São usadas para examinar o alimento. Dois lábios e duas maxilas com órgãos adaptados para a mastigação formam as principais partes da boca. Dos dois lados desta e no lábio inferior crescem finas partes semelhantes a dedos, chamadas palpos.


Tórax. As asas e as pernas do gafanhoto articulam-se com o tórax. A maioria das espécies tem dois pares de asas. Algumas têm asas curtas, sem utilidadeAbdome. O abdome do gafanhoto expande-se e contrai-se bombeando ar, para dentro e para fora, por dez pares de orifícios respiratórios. Chamados espiráculos, esses orifícios ficam ao longo das laterais do abdome e do tórax. Tubos que se ramificam a partir dos espiráculos transportam o ar para todas as partes do corpo. A fêmea tem, na parte posterior do abdome, um segmento forte e aguçado chamado ovipositor, que é utilizado para cavar buracos no chão ou fender caules e folhas, preparando o lugar em que colocará seus ovos.

Reprodução – durante o seu desenvolvimento (forma jovem) ocorrem de 8 a 9 estágios. O gafanhoto possui apenas uma geração por ano, as ninfas desenvolvem-se lentamente na estação das chuvas e chegando a fase adulta se reproduzem no começo da estação chuvosa seguinte.

Predadores naturais – formigas, pássaros e índios que os consome torrados ou sob a forma de farinha.

Nenhum comentário: